Termos- Lolicon, Shotacon, Moe e Otona Kawaii

15 dez

 Boa noite pessoal! Tudo bem com vocês?
Eu estava dando uma olhada no blog e achei uma postagem sobre “termos”. Só que, infelizmente, eu esqueci de postar outros termos a respeito. Mas, sem problemas! 

Na postagem anterior referente a esta, eu disse que falaria sobre Lolicon, Moe e recentemente, um decidi acrescentar os seguintes termos – “Shotacon” e “Otona Kawaii”. Sem mais delongas, darei início aos significados e exemplos :)

Lolicon

Antes de tudo, Lolicon nada mais é do que a junção das seguintes palavras- Loli= Lolita, Con= Complexo, sendo assim então- Lolicon= (o) Complexo de Lolita. Mas isso não tem nada a ver com aquelas lolitas que usam vestidos estufados e tal, não nada disso. Lolita pode ser usar para designar garotas (mulheres) que se insinuam para homens mais velhos, ou que nutrem uma paixão por tal. Ex.: Estudante X Professor.
Lolicon é um termo usado para identificar [personanges] rapazes (mais comum se ver homens do que mulheres) que sentem atrações sexuais por garotinhas, algo como pedofilia, porém, lolicon é usado mais para fins cômicos em animês, mangás e etc. Ou seja, não é comum ver pelas ruas homens que se declaram ser Lolicon, já em mangás ou até mesmo jogos relacionados, pode-se encontrar muito disso. O termo em si é mais usado para a mídia japonesa mesmo.
Obs.: Apesar de ser um termo um pouco pesado… afinal de certa forma é pedofilia, não é como se os japoneses em si aceitasse este ato. Por isso que tal característica é usada mais para o lado cômico. Mas sempre tem aqueles doushinji[ero], então a situação muda um pouco…


Shotacon

 Assim como Lolicon, o Shotacon já é mais voltado para garotinhos(a”vítima” no caso). Um bom exemplo disso, é aqueles animês em que a personagem têm relações com um garotinho beeem mais novo do que ela, tipo a menina tem 19 e o menino 13, entre outros exemplos.

Porém, existem personagens masculinos que podem ser shotacons também. Não é algo confirmado e tal, mas em Kuroshitsuji, para aqueles que shippam Sebastian com o Ciel, além de ser yaoi, é um tipo de relação considerada shotacon também.

Embora haja mangás com fins cômicos, como eu disse mais acima, há os doushinji[ero] também, ou até mesmo uma obra original mais voltado ao Hentai, porém eu não aconselho que procurem por tal coisa, porque dá raiva ver histórias na qual um pai faz essas coisas com ora filhas ora filhos.


MOE

news_large_akb48_art090804

Para falar de Moe, eu decidi escolher as integrantes do AKB 48, que além de serem um ícone da mídia japonesa, elas retratam muito bem as consequências quando regras são quebradas.

Moe nada mais do que é uma classificação(gíria) para garotas fofas, puras, e que não podem por hipótese alguma, envolver-se com rapazes. Isso acontece porque devido a pureza dessas garotas, os rapazes (fãs) criam uma espécie de proteção obsessiva por elas, e não admitem de forma alguma que algum outro rapaz “sujo” se aproxime delas. Como eu disse acima sobre a AKB48, teve um caso que ganhou bastante repercussão no Japão, na qual uma das integrantes foi flagrada com um rapaz, e como pedido de desculpas, ela raspou a cabeça e gravou um vídeo se desculpando. Além da “lei” que está no contrato delas de não possuir namorado, isso de certa forma é considerado MOE.

Outro exemplo de Moe é K-ON. Têm pessoas que tem a ideia errada, achando que se trata de um animê lésbico devido o animê se passar em uma escola só para garotas, porém o que acontece é que é um animê mais voltado ao gênero MOE. Isso explica a ausência de garotos, namorados e etc.

As vezes, esse tipo de comportamento pelos fãs tornam-se tãoo obsessivos que eles podem chegar a fazer loucuras, como querer matar a ídolo por amor excessivo, ou em um caso de mangá, ameaçar o desenhista (mangaká) de morte, e etc. Por exemplo, não é muito ligado ao Moe, mas uma vez eu vi  sobre Kuroshitsuji que a Yano Toboso havia sido ameaçada de morte pelas kurofujoshis ( ou outros fãs não fujoshi também) quando souberam que a segunda temporada não teria Sebastian, nem Ciel.
Quando dizem que o otaku japonês é bem diferente do brasileiro ou americano, realmente, não duvidem disso! Já vi cada caso! Mas isto fica para outra hora, quando surgir a oportunidade.

*Obs.: Eu dei apenas dois exemplos, porque se eu falasse de outros animês/mangás/jogos/ídolos que pertencem a tal gênero, a postagem ficaria muito longa! Portanto, paciência ♥ *


Otona Kawaii

Até agora, eu falei sobre coisas um pouco mais “pesadas”, obsessivas e etc, mas saindo um pouco desse clima, eu vou falar agora sobre as “Otona Kawaii”. Otona significa- Adulta(o), e kawaii todo mundo sabe o que é, então ne u.u

Otona Kawaii nada mais do que é uma classificação para mulheres adultas que querem ser “kawaii” também, mas sem parecer serem infantis. Ou seja, para quem acha que ser “kawaii” é só para adolescentes, sinto muito em dizer que estão muito enganados!

É mais comum mulheres aderirem a este estilo, portanto, eu não sei se existem homens que sejam “otona kawaii”. Acredito que não, porém, eu quero fazer uma postagem depois a respeito disso com mais calma e informações.

 Bem pessoal, esses foram alguns termos bastante comuns até, e muito vistos em animê, mangá, jogos e etc (por exceção de Otona Kawaii). Espero que tenham gostado! ♥ Se eu lembrar de mais algum termo, eu irei fazer outra postagem, e se quiserem mandar sugestões, basta apenas comentar! ♥

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: