Língua Japonesa – Como você está?

6 jul

Konnichiwa minna! Genki desu ka?

Na aula anterior, nós aprendemos a como nos apresentar diante das pessoas, embora aquele tipo de diálogo seja mais formal e usado mais em determinados lugares como- escola, trabalho, faculdade, entre outros, hoje vamos aprender um diálogo formal mas nem tanto, e claro, dizer como nos sentimos.

Reparem que eu comecei a postagem com um- “Konnichiwa minna! Genki desu ka?”
O que temos aqui é simplesmente um- “Boa tarde pessoal! Tudo bem com vocês?”

Quando encontramos alguém conhecido, geralmente damos “oi” e perguntamos como a pessoa está.

No japonês, geralmente não damos “oi” e sim um “bom dia”, “boa tarde”, “boa noite”, mas o “oi” existe sim! Por exemplo:

  1. おはよう/ おはようございます_Ohayou/ Ohayou gozaimasu- Bom dia
  2. こんにちわ_Konnichiwa- Boa tarde
  3. こんばんわ_Konbanwa- Boa noite (ao chegar/encontrar a pessoa)
  4. ども_Domo- Oi
  5. すみません_Sumimasen– “oi” (para pessoas desconhecidas)
    Sumimasen– Na verdade, significa “com licença”/ “desculpe”, e usamos ele quando queremos perguntar algo para alguma pessoa desconhecida.

Por ex.: Com licença, mas poderia me dizer onde fica tal lugar?
Para esses tipos de perguntas, em japonês, usaremos o “sumimasen”.


Como você está?

No inglês, geralmente a gente só sabe dizer “I’m Fine” quando perguntam sobre como nós estamos. Mas! Isso não vai acontecer aqui!

Sobre como se deve fazer a tal pergunta (Como você está?), há três formas para faze-la:

  1.  あなたはお元気ですか?_ Anata wa ogenki desu ka?
  2. 2) お元気ですか?_ Ogenki desu ka?
  3. 3) 調子はどうですか?_Choushi wa dou desu ka?

Bem, as três formas estão corretas, mas as pessoas, principalmente as que estão aprendendo o idioma, costumam usar mais o:
‘お元気ですか?_ Ogenki desu ka?’

*Respondendo as perguntas*

Abaixo colocarei algumas opções do que geralmente falaríamos:

  1. はい,ありがとうございます. あなたは?Hai, arigatou gozaimasu. Anata wa?= Sim, obrigada, e você?
  2. まあまあです_Maamaa desu= Estou mais ou menos.
  3. 私は疲れている. _ Watashi wa tsukarete iru.= Eu estou cansado; OU
    私は疲れています. _Watashi wa tsukarete imasu.
  4. 私は悲しいです. _ Watashi wa kanashii desu. = Eu estou triste; OU
    私は悲しんでいます. _ Watashi wa Kanashinde imasu.
  5. 私は怒って. _ Watashi wa Okotte. = Eu estou bravo.
  6. 怖いです. _ Kowai desu.= Estou com medo.

‘Daijyoubu desu ka?’ X ‘Ogenki desu ka?’

Bem, já ouviram em animês o personagem dizer- Daijyoubu desu ka?– E sempre na tradução está escrito “tudo bem com você?”

Gente! Vamos explicar isso de uma vez por todas!
Nós só usamos o “Daijyoubu desu ka?” quando queremos perguntar se a pessoa está bem, quando ela TEM um PROBLEMA.
Por ex.: Sabe quando vemos o nosso amigo mal, com um problema e perguntamos se ele está bem? Então, nesse caso usaremos o “Daijyoubu desu ka?”

Não se deve usar o “Daijyoubu desu ka?” ao falar com estranhos. Porque a probabilidade de você receber uma reação negativa é bem alta. Usar o “Daijyoubu desu ka?” é quase o mesmo que falar- “Oi, tá com algum problema?”

Já o “Genki desu ka?” é mais aquela pergunta do cotidiano- “Eae bro, como cê tá?”/ “Tudo bem com você?”. Ou seja, essa é a forma correta de perguntar como uma pessoa está.

Enfim gente, a postagem ficou um pouquinho longa, mas acho que deu pra explicar tudinho direitinho! ♥
Espero que tenham gostado da aula e qualquer dúvida, apenas comentem que eu irei tentar responder da melhor forma possível!

 Jyaa ne! ♥

Uma resposta to “Língua Japonesa – Como você está?”

  1. juca 23/09/2015 às 2:42 pm #

    Fui inventar de ensinar “daijoubu” para um amigo meu… Por que não fiquei quieto? O miserável começava todo diálogo comigo perguntando “daijoubou desu ka”, era difícil entrar na cabeça dele que ele não podia usar isso como saudação. Sério, se mesmo eu que estou aprendendo ficava incomodado, imagino a reação de um japonês ao ouvir isso 笑 .

Deixe um comentário

