Língua Japonesa- Pronomes Possessivos

31 ago

 こんばんはみんなーさん! お元気ですか?

Na aula passada, aprendemos os pronomes pessoais e na aula de hoje, iremos aprender os pronomes possessivos :)

O que é Pronome Possessivo?

*Aulinha de português*

Os pronomes possessivos são palavras que indicam posse, e cada pronome varia de cada pessoa gramatical (eu, você, ele/ela, etc)

*Voltando para o Japonês*

Na língua portuguesa(pt-br), os pronomes possessivos variam de cada pessoa gramatical. Por ex.: Meu, Seu, Dele(a), Nosso(a), Vosso (a), etc.

No Japonês, embora exista uma grande variedade de pronomes pessoais, a forma de se obter os pronomes possessivos é bem mais simples e tudo o que a gente precisa é de uma partícula só! A partícula- の [No] .

Vocês se lembram dos pronomes pessoais japoneses? *Clique aqui se não viu a aula passada*

Abaixo, coloquei alguns pronomes pessoais singulares.

  • 私[わたし]
  • わたくし 
  • 僕 [ぼく]
  • おれ 
  • あなた 
  • 君 [きみ]
  • 彼 [かれ]
  • 彼女 [かのじょ] 

Para termos os pronomes possessivos, basta apenas que usemos a partícula の [no] seguido de um pronome pessoal.
Exemplo:

私= Eu
私の= Meu

  1. Pronomes Possessivos no Singular 
  • 私の [watashi no]= meu/minha
  • わたくしの [watakushi no]= meu/minha
  • 僕の [boku no]= meu/minha (masculino)
  • おれの[ore no]= meu/minha (masculino)
  • あなたの [anata no]= seu
  • 君の [kimi no]= seu
  • 彼の [kare no]= dele, seu
  • 彼女の [kanojo no]= dela, sua 
  1. Pronomes Possessivos no Plural
  1. 私たちの[Watashitachi no] = Nosso (a)
  2. わたくしたちの [watakushitachi no] = Nosso (a)
  3. ぼくたちの [bokutachi no] = Nosso
  4. おれ たちの [oretachi no] = Nosso
  5. あなたたちの[anatatachi no] = vosso (a)
  6. 君たちの [kimitachi no] = vosso (a)
  7. 彼たちの [Karetachi no] = deles
  8. 彼女たちの [Kanodjotachi no] = delas

Lembrando que, como você pode ver, há vários tipos para “nosso, nossa, meu, minha” e etc. Isso foi explicado na aula passada, portanto, peço que a leiam (o link está logo acima).

Abaixo, segue-se alguns exemplos de frases com pronomes possessivos:

  • この ペン は 私の です。
    [kono pen wa watashi no desu.] = Esta/essa caneta é minha.
  • これは 私の ペン です。
    [kore wa watashi no pen desu.] = Esta caneta é minha.
  • ここにあなたの教室です。
    [koko ni anata no kyoushitsu desu.] = Aqui é a sua sala de aula.
  • この少女はおれの彼女です!
    [kono shoujo wa ore no kanojo desu!]= Esta garota é a minha namorada!
  • 彼は私の彼氏 だよ!
    [kare wa watashi no kareshi da yo!]= Ele é o meu namorado!

Bem pessoal, é isso! Bem fácil, ne?
Espero que tenham gostado da aula ^.^

Até a próxima aula, minna! Matta ne!

2 Respostas to “Língua Japonesa- Pronomes Possessivos”

  1. albert 04/09/2015 às 5:59 pm #

    Me desculpe, mas de que dicionário você tirou que 『可』siginifica “fofo”???
    Por favor, não ensine errado!
    可 corresponde, em português, ao sufixo “-ável/ -ível, que se pode…”
    Portanto 可「-ável」+愛「amor」 quer dizer “amável, que se pode amar”

    Outros exemplos que sustentam minha afirmação:

    可視 = visível  <vem de 可『-ível』+視『ver』
    可燃物 = combustível <vem de 可『-ível』+燃『queimar』+物『coisa』
    不可欠 = indispensável <vem de 不『não』+可『-ável』+欠『faltar』

    Fonte: The Kodansha Kanji Learner’s Dictionary
    Por favor companheiro, SEJA RESPONSÁVEL. Não ensine o que NÃO SABE!

    • otakusfanaticos 07/09/2015 às 4:28 pm #

      Boa tarde Albert,
      Bem, confesso que me equivoquei e escrevi errado, dei uma lida na postagem e isso será corrigido. Mas não é equivoco dizer que 可愛い pode significar “fofo” sim.
      Além do mais, o kanji 可 possui seus significados também, ele não é apenas um sufixo do tipo [-avel, -ível] como você citou acima. Ele pode indicar ações também como “não deve fazer”, “faz”, “pode”, “deve”, entre outros exemplos. Se você quiser, pode dar uma olhada nesses links e conferir pra ver se é verdade ou não:(1º Link: http://www.japaneseverbconjugator.com/SentenceFinder.asp?txtWord=%E5%8F%AF
      2º Link: http://jisho.org/search/%23kanji%20%E5%8F%AF)
      Existem também, dicionários onlines/aplicativos que uso, e baixei esses aplicativos justamente por serem recomendados pelas próprias pessoas que moram no Japão. Por pessoas que também ensinam japonês através de vlogs.
      Eu gosto de pesquisar bastante, ler bastante. É uma língua que eu amo de paixão, então seria muita cara de pau minha, ensinar algo que eu não sei :)
      Ensinar algo que eu sequer não possuo conhecimento.
      Enfim, obrigada pela observação, corrigirei a postagem em breve o mais rápido o possível. E acredite, se eu não soubesse, eu não ensinaria, pode ter certeza! :)

Deixe um comentário

